sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Disciplina: Filosofia da Educação

Proposta: O que significa humanizar o ser humano pela educação? Exemplifique como se dá a desumanização nas sociedades de classe.



                               HUMANIZAR O SER HUMANO PELA EDUCAÇÃO

" O processo educativo sempre se encarregou de difundir os valores sobre os quais se estruturava a sociedade em que estava inserido: assim sendo, na Grécia de Péricles, o ideal era a formação do cidadão consciente e participante da administração de sua cidade-estado; na Roma dos Césares, almejava-se formar o político loquaz e o bravo guerreiro; durante a Idade Média, a meta era a formação do homem moralmente íntegro e do cristão temente a Deus; por ocasião da revolução comercial e, posteriormente, industrial, nas sociedades que sofreram de forma mais aguda e intensa o impacto dessa fase, propunha-se formar o burguês dotado de iniciativa e senso comercial. E assim foi ao longo dos séculos: cada sociedade e cada época histórica, de acordo com os valores sobre os quais se alicerçava, tinham um ideal de homem a ser formado. E a escola, agência dessa sociedade, se encarregava de cumprir esse ideal."
                               
                                         (Regina Célia Cazaux Haydt, "Crise na educação: por quê?", Thot, n. 22, p. 45.)
           A questão é: que tipo de homens queremos formar, qual o ideal do homem do nosso século? Como humanizar o homem se o mundo está cada vez mais desumano? Que meios nós educadores vamos usar para isso?

            Educação é o diferencial que permitiu à espécie humana tornar-se dominante sobre todo o planeta, não foi a agressividade nem a competitividade, mas a capacidade do homem de se socializar e cooperar que o diferenciou dos outros animais.
A globalização e o capitalismo tornaram o ser humano agressivo, competitivo e desumano.  Um exemplo de desumanização se faz visto cada vez que olhamos pela janela de casa ou do carro, cada vez que vemos as notícias, ou analisamos alguns gráficos de desenvolvimento humano.
As ciências podem ser usadas para o bem ou para o mal, um veneno pode ser também um antídoto e vice-versa, como podemos querer ganhar altos salários e pagar mal as pessoas que trabalham conosco, como podemos mudar o mundo se não conseguimos melhorar coisas simples do nosso cotidiano, como ser mais humano se o mundo está cada vez mais sem calor humano, como combater a fome, se contribuímos com o desperdício e com o trabalho escravo?
 São infinitos os questionamentos que podemos nos fazer e consequentemente, nos faz pensar que o ser humano está se tornando desumano, o sistema busca o lucro e gera desigualdade, condiciona o homem a marionetes do capitalismo, a mídia conduz a seu bel prazer, alienados produzimos e compramos, enriquecendo as classes dominantes. Quem está progredindo? Os ricos, as multinacionais, os políticos, as potências mundiais? A que preço? A preço de desigualdade, violência, injustiça, corrupção, status, suor, sangue, vidas.
Humanizar o ser humano começa por enxergar a desumanização que se dá em todas as classes da sociedade. A educação consiste na evolução do homem. Educação não se trata do trabalho e da educação em si, mas do papel desempenhado por nós dentro da sociedade, buscando uma educação emancipatória, coautora da evolução humana. O educando precisa ser instigado a interagir, a conhecer, a aprender, a fazer, a conviver, a se reconhecer como parte atuante e responsável da sociedade, como educadores, devemos fazer uso de meios alternativos e não só através de palavras para inseri-los na ação social do ser humano consciente, crítico e responsável, frisando valores universais e conscientizando  através do saber e do aprender mutuamente.
Ao educador cabe organizar e aplicar os diferentes saberes de forma que o educando adquira a consciência dos seus direitos e deveres e contribua para a modificação do meio em que vive. É a escola que promove a conscientização do ser humano como parte integrante da sociedade e é através da formação educacional que o homem se aprimora e se humaniza.
 A educação é um conjunto de conhecimentos científicos produzidos pelo homem, educar é proporcionar à pessoa a evolução do consciente, uma visão ampla do que o cerca, educar é promover o desenvolvimento para a vida.




BIBLIOGRAFIAS:

www.ciclope-cnec.blogspot.com.br

www.educere.bruc.com.br/cd2011/pdf50703181.pdf

www.filosofiaprofelenilda.blogspot.com/oprecoapagarpeloprogresso.html

www.revistainterfaces.com.br
               PLT Filosofia da Educação - 3° edição- cap. 4 e 5 (Maria Lúcia Arruda Aranha)
               PLT Curso de Didática Geral - cap. 1 (Regina Célia Cazaux Haydt)