quinta-feira, 28 de novembro de 2013

FACULDADE ANHANGUERA DE VALINHOS



PROFESSOR: JOÃO CÂNDIDO DE LIMA NETO
ESTE TRABALHO FAZ PARTE DAS ATIVIDADES SUPERVISIONADAS
04/11/2013




ETAPA 3:
AULA-TEMA: A EDUCAÇÃO NOS SÉCULOS XVIII E XIX. CONCEPÇÕES LIBERAIS DO SÉCULO XX. CRÍTICAS À ESCOLA

 ****************************************************************************
Salve Mulher!
Salve Mulher,
canção eterna de cada estrela
braços que acolhem tantas almas
e que embala muitas lágrimas
Salve toda manifestação
da nossa emancipação,
na melodia colorida
de cada suor derramado
onde proclamas a paz e harmonia
Lutas pelo amor à vida
redimindo a dor compadecida
na crença que abrange
o sol de cada um
Transformas perdas
em alimento aos deserdados,
com maestria acolhes filhos
que não geraste
e vestes teus vazios com renúncias
das tuas mãos abençoadas
Conceição Bentes

***************************************************************************
1
LOGOI: Qual a sua formação acadêmica?
PROFESSORA CÉLIA*: Sou formada em Pedagogia pela PUC – Campinas em 1997. Atualmente estou terminando minha Pós-Graduação em Alfabetização e Letramento. Faço o curso Pacto oferecido pelo Município de Valinhos.
LOGOI: Quais procedimentos pedagógicos você desenvolve em sala de aula?
PROFESSORA CÉLIA*: Procuro ser bem dinâmica em sala de aula, na medida em que busco adotar estratégias diferentes ao longo de cada dia, aproveitando o momento do grupo. Acredito num trabalho pedagógico que tenha significado para a criança, por exemplo, no início do ano temos o cuidado em realizar sondagens diagnósticas, no curso de todas as atividades o foco principal é auxiliar o aluno a avançar em suas hipóteses de leitura e escrita.
LOGOI: Qual a sua forma de avaliar os alunos?
PROFESSORA CÉLIA*: A avaliação deve ser considerada como um processo contínuo, inclusivo, emancipatório, mediador e qualitativo, esse contexto serve como identificador das dificuldades da turma para replanejar os conteúdos estudado reorganizando o que não ficou bem compreendido. Procuro olhar para as atividades desenvolvidas dentro dessa realidade e avaliar, tornando-se um momento de reflexão da minha prática em sala de aula procurando superar as dificuldades fazendo com que os alunos progridam.
LOGOI: Como é a disciplina dos alunos em sala de aula? Qual a sua postura?
PROFESSORA CÉLIA*: Cada grupo tem suas particularidades específicas. Sinto que devemos “CAMINHAR” com o grupo construindo nossa convivência, conversando sobre os mais variados temas: saber ouvir, respeitar as regras combinadas, etc. penso que o professor deva exercer o papel de mediador dentro do grupo. Para organizarmos de forma positiva nosso trabalho em sala de aula é fundamental conversar com a Tuma e explicar de que forma vamos “caminhar” juntos e o porquê disso e ser coerente com o que combinou. Esse trabalho não termina numa aula, precisa ser retomado o ano todo.

*********************************************************************************************
2
LOGOI: Qual a sua formação acadêmica?
PROFESSORA TERESA*: Magistério (Habilitação para o Magistério – Colégio Ave Maria – Campinas) Pedagogia – Unicamp, pós em Psicopedagogia – Faculdade Anhanguera de Valinhos.
LOGOI: Quais procedimentos pedagógicos você desenvolve em sala de aula?
PROFESSORA TERESA*: Planejamento de curso é anual. Depois organizado nos trimestres. Esta organização é docente, ou seja, não há participação dos alunos. Este planejamento é participativo aos alunos quando estabelecemos rotina de trabalho, projetos de estudo. A avaliação do dia, da semana e dos conteúdos também são procedimentos pedagógicos que as crianças participam.
LOGOI: Qual a sua forma de avaliar os alunos?
PROFESSORA TERESA*: a avaliação é considerada por mim como um momento crucial do processo pedagógico. É diagnóstica e processual. Na avaliação diagnóstica buscamos conhecer os alunos, levantar os conteúdos prévios, perceber em que fase do aprendizado cada um está. Deste modo, o planejamento é muito mais eficaz, pois começamos os trabalhos a partir do que eles já sabem isso mantém as crianças percebendo que têm sucesso, e ao mesmo tempo são desafiadas a ampliar esses conceitos. A avaliação processual ocorre ao longo do ano letivo, abrindo possibilidade para a criança ser avaliada ao longo do ano.
LOGOI: Como é a disciplina dos alunos em sala de aula? Qual a sua postura?
PROFESSORA TERESA*: Nas duas escolas que trabalho, estabelecemos combinados e regras para garantir boa convivência e promover autonomia das crianças. Ao longo do ano ou das necessidades do grupo, estes combinados podem mudar. Gosto e uso a fala dos direitos e deveres. Tanto eu como as crianças temos direitos que desejamos usufruir, mas para isso, preciso cumprir deveres que nem sempre desejo ou gosto, mesmo assim precisamos cumprir.
LOGOI: Como é a disciplina dos alunos em sala de aula? Qual a sua postura?
PROFESSORA TERESA*: A disciplina assim é construída, é apropriada pelas crianças como algo que dependemos, precisamos e não de maneira ditadora ou controladora. A escola é um lugar que precisa ser seguro e confortável para todos.



*os nomes empregados neste trabalho são fictícios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário