FACULDADE ANHANGUERA
DE VALINHOS
PROFESSOR:
JOÃO CÂNDIDO DE LIMA NETO
ESTE
TRABALHO FAZ PARTE DAS ATIVIDADES SUPERVISIONADAS
04/11/2013
ETAPA
3:
AULA-TEMA: A EDUCAÇÃO NOS SÉCULOS XVIII E XIX.
CONCEPÇÕES LIBERAIS DO SÉCULO XX. CRÍTICAS À ESCOLA
****************************************************************************
Salve Mulher!
Salve Mulher,
canção eterna de cada estrela
braços que acolhem tantas almas
e que embala muitas lágrimas
canção eterna de cada estrela
braços que acolhem tantas almas
e que embala muitas lágrimas
Salve toda manifestação
da nossa emancipação,
na melodia colorida
de cada suor derramado
onde proclamas a paz e harmonia
da nossa emancipação,
na melodia colorida
de cada suor derramado
onde proclamas a paz e harmonia
Lutas pelo amor à vida
redimindo a dor compadecida
na crença que abrange
o sol de cada um
redimindo a dor compadecida
na crença que abrange
o sol de cada um
Transformas perdas
em alimento aos deserdados,
com maestria acolhes filhos
que não geraste
em alimento aos deserdados,
com maestria acolhes filhos
que não geraste
e vestes teus vazios com renúncias
das tuas mãos abençoadas
das tuas mãos abençoadas
Conceição Bentes
***************************************************************************
1
LOGOI: Qual a sua
formação acadêmica?
PROFESSORA
CÉLIA*: Sou formada em Pedagogia pela PUC –
Campinas em 1997. Atualmente estou terminando minha Pós-Graduação em
Alfabetização e Letramento. Faço o curso Pacto oferecido pelo Município de
Valinhos.
LOGOI:
Quais procedimentos pedagógicos você desenvolve em sala de aula?
PROFESSORA
CÉLIA*: Procuro ser bem dinâmica em sala de
aula, na medida em que busco adotar estratégias diferentes ao longo de cada
dia, aproveitando o momento do grupo. Acredito num trabalho pedagógico que
tenha significado para a criança, por exemplo, no início do ano temos o cuidado
em realizar sondagens diagnósticas, no curso de todas as atividades o foco
principal é auxiliar o aluno a avançar em suas hipóteses de leitura e escrita.
LOGOI:
Qual a sua forma de avaliar os alunos?
PROFESSORA
CÉLIA*: A avaliação deve ser considerada como
um processo contínuo, inclusivo, emancipatório, mediador e qualitativo, esse
contexto serve como identificador das dificuldades da turma para replanejar os
conteúdos estudado reorganizando o que não ficou bem compreendido. Procuro
olhar para as atividades desenvolvidas dentro dessa realidade e avaliar,
tornando-se um momento de reflexão da minha prática em sala de aula procurando
superar as dificuldades fazendo com que os alunos progridam.
LOGOI:
Como é a disciplina dos alunos em sala de aula? Qual a sua postura?
PROFESSORA
CÉLIA*: Cada grupo tem suas particularidades
específicas. Sinto que devemos “CAMINHAR” com o grupo construindo nossa
convivência, conversando sobre os mais variados temas: saber ouvir, respeitar
as regras combinadas, etc. penso que o professor deva exercer o papel de
mediador dentro do grupo. Para organizarmos de forma positiva nosso trabalho em
sala de aula é fundamental conversar com a Tuma e explicar de que forma vamos
“caminhar” juntos e o porquê disso e ser coerente com o que combinou. Esse
trabalho não termina numa aula, precisa ser retomado o ano todo.
*********************************************************************************************
2
LOGOI: Qual a sua
formação acadêmica?
PROFESSORA
TERESA*: Magistério (Habilitação para o
Magistério – Colégio Ave Maria – Campinas) Pedagogia – Unicamp, pós em
Psicopedagogia – Faculdade Anhanguera de Valinhos.
LOGOI:
Quais procedimentos pedagógicos você desenvolve em sala de aula?
PROFESSORA
TERESA*: Planejamento de curso é anual. Depois
organizado nos trimestres. Esta organização é docente, ou seja, não há
participação dos alunos. Este planejamento é participativo aos alunos quando
estabelecemos rotina de trabalho, projetos de estudo. A avaliação do dia, da
semana e dos conteúdos também são procedimentos pedagógicos que as crianças
participam.
LOGOI:
Qual a sua forma de avaliar os alunos?
PROFESSORA
TERESA*: a avaliação é considerada por mim como
um momento crucial do processo pedagógico. É diagnóstica e processual. Na
avaliação diagnóstica buscamos conhecer os alunos, levantar os conteúdos
prévios, perceber em que fase do aprendizado cada um está. Deste modo, o
planejamento é muito mais eficaz, pois começamos os trabalhos a partir do que
eles já sabem isso mantém as crianças percebendo que têm sucesso, e ao mesmo
tempo são desafiadas a ampliar esses conceitos. A avaliação processual ocorre
ao longo do ano letivo, abrindo possibilidade para a criança ser avaliada ao
longo do ano.
LOGOI:
Como é a disciplina dos alunos em sala de aula? Qual a sua postura?
PROFESSORA
TERESA*: Nas duas escolas que trabalho,
estabelecemos combinados e regras para garantir boa convivência e promover
autonomia das crianças. Ao longo do ano ou das necessidades do grupo, estes combinados
podem mudar. Gosto e uso a fala dos direitos e deveres. Tanto eu como as
crianças temos direitos que desejamos usufruir, mas para isso, preciso cumprir
deveres que nem sempre desejo ou gosto, mesmo assim precisamos cumprir.
LOGOI:
Como é a disciplina dos alunos em sala de aula? Qual a sua postura?
PROFESSORA
TERESA*: A disciplina assim é construída, é
apropriada pelas crianças como algo que dependemos, precisamos e não de maneira
ditadora ou controladora. A escola é um lugar que precisa ser seguro e
confortável para todos.
*os nomes
empregados neste trabalho são fictícios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário